EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL

Eficiência energética – Iluminação artificial

por Ricardo Ribeiro Stepanski*

 

A BMT, tem em sua expertise o desenvolvimento de projetos luminotécnicos.

Desta maneira fora solicitado pelo cliente, a melhoria da iluminação da área central do condomínio, que apresentava péssima iluminação (Figura1).

figura 01.jpg

Figura 01 – Iluminação existente

Conforme apresentado na (Figura 01), a iluminação apresenta resultados péssimos, muito abaixo pelo especificado na norma NBR5101- iluminação pública, que é a que se enquadra para este tipo de aplicação, apresentando valores de iluminação de 1 a 5 lux.

Portanto foi utilizada luminárias, refletores e projetores, que emitissem iluminação eficiente, com facho aberto para iluminação afim de garantir o iluminamento médio mínimo, conforme (Figura 02).

figura 02.jpg

Figura 02 – Iluminação projetadas e suas curvas fotométricas

Com as luminárias e projetores escolhidos, foi realizado um posicionamento estratégico, de forma a garantir a uniformidade e boa iluminação nos diversos pontos do pátio, e posteriormente realizada simulação a fim de atestar a nova iluminação.

A figura 3 e figura 04 apresenta o resultado das simulações luminotécnicas.

figura 03.jpg

Figura 03 – Simulação nova iluminação.

figura 04.jpg

Figura 04 – Simulação nova iluminação.

 

Os resultados atingidos chegaram em valores de 30 a 50 lux, além disso, garante-se a eficiência energética, pois o sistema não ultrapassa os 3000 W de iluminação, com possibilidades de dimerização e desligamentos programadas com interruptores horários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *